IX SELITEC - DO PAPEL AO PIXEL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA SOCIEDADE DIGITAL

IX SELITEC - DO PAPEL AO PIXEL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA SOCIEDADE DIGITAL

UNOPAR / ANHANGUERA - PIZA

Realização do Evento

Descrição do Evento

IX SELITEC 
DO PAPEL AO PIXEL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA SOCIEDADE DIGITAL

ATENÇÃO! INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

ATENÇÃO: BAIXAR AQUI O MODELO DE APRESENTAÇÃO 

O IX SELITEC 2025 – Seminário de Linguagens, Tecnologias e Educação tem como tema “Do papel ao pixel: alfabetização e letramentos na sociedade digital” e se propõe a discutir as transformações nos processos de alfabetização, letramentos e multiletramentos no cenário contemporâneo.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (PPGENS/UNOPAR) em parceria com o curso de Pedagogia da Unopar, o evento reúne pesquisadores, professores e estudantes para refletir sobre os desafios e possibilidades da alfabetização em tempos digitais, explorando práticas pedagógicas inovadoras, inclusão digital e a adaptação dos métodos tradicionais aos novos contextos educacionais.

DATA: 📅  22 a 24 de outubro de 2025 |

LOCAL: 📍Unopar Piza

ATENÇÃO: BAIXAR AQUI O MODELO DE APRESENTAÇÃO 



PROGRAMAÇÃO

22/10 – Quarta-feira

  • 19h – Palestra de Abertura
     “Do papel ao pixel: alfabetização e letramentos na sociedade digital”
     Conferencista: Doutora Adriana Giarola Ferraz Figueiredo
     Mediação: Doutora Dayse de Souza Lourenço Simões

23/10 – Quinta-feira

  • 8h30 às 12h e 14h às 18h – Sessões de Apresentação de Trabalhos
  • 19h – Palestra
     “Literacia emergente e alfabetização”
     Conferencista: Doutora Simone Aparecida Capellini
     Mediação: Doutora Bernadete Lema Mazzafera

24/10 – Sexta-feira

  • 14h – Palestra de Encerramento
     “Alfabetização, letramentos e multiletramentos no século XXI: desafios e possibilidades frente às tecnologias digitais”
     Conferencista: Doutora Maria Montserrat
     Mediação: Doutora Ana Mauriceia Castellani
  • 16h – Sessão de Apresentação de Trabalhos


23 DE OUTUBRO – MANHÃ (9H ÀS 12H) - SALAS C1, C2 e C3
23 DE OUTUBRO – TARDE (14H ÀS 18H) - SALAS C1, C2 e C3
24 DE OUTUBRO – TARDE (16H ÀS 18H) - SALA C1

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (DATAS, SALAS E HORÁRIOS)

🗓️ 23 DE OUTUBRO – MANHÃ (9H ÀS 12H)

SALAS 1, 2 E 3 (15 MINUTOS POR APRESENTAÇÃO + INTERVALO DE 15 MINUTOS + 30 MINUTOS FINAIS DE DISCUSSÃO)

SALA 1

09h00 – Alfabetização e letramento no contexto das TDIC: reflexões teóricas e práticas — Emilly Stéfanni de Souza Honório; Dayse de Souza Lourenço Simões

09h15 – Letramento científico e PCIT EaD: uma possibilidade para o auxiliar no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso na graduação — Daniela dos Santos Pereira; Ana Mauriceia Castellani

09h30 – O papel e a atuação do professor supervisor de campo no estágio supervisionado em Pedagogia: contribuições para a formação inicial docente — Gabriel Manganaro Ramos Quirino; Ana Mauriceia Castellani; Flavia Pellissari Pomin Frutos

09h45 – Letramento digital: lacunas dos alunos ingressantes no ensino superior em cursos de tecnologia da informação — Ana Mauriceia Castellani; Yuri Mendes Mostagi

10h00 – Cultura de inovação e letramento digital no ensino superior: interseções entre competências inovadoras e digitais — Gabriel Manganaro Ramos Quirino; Thatiane Verni Lopes de Araujo; Ana Mauriceia Castellani; Samira Fayez Kfouri da Silva; Yuri Mendes Mostagi; Flavia Pellissari Pomin Frutos

10h15 – Do laboratório ao aplicativo: a feira de ciências como espaço de letramento digital e inovação tecnológica — Raira Cibelle Roama Alves; Thatiane Verni Lopes de Araujo; Ana Mauriceia Castellani; Flavio Navarro Fernandes; Samira Fayez Kfouri da Silva; Flavia Pellissari Pomin Frutos

10h30 – Intervalo (15 minutos)

10h45 – Diretrizes oficiais e os caminhos da incorporação da tecnologia e IA na educação — Irlaine Cutrim Helal Cavalcante; Ana Mauriceia Castellani

11h00 – A mediação pedagógica nos pareceres avaliativos descritivos: multiletramentos e inovação no ciclo de alfabetização — Andréa Mendes Falkoski; Ana Mauriceia Castellani

11h15 – Professor mediador de tecnologias digitais: mediação pedagógica e curadoria digital na escola pública — Raira Cibelle Roama Alves; Ana Mauriceia Castellani

11h30 – Letramento e alfabetização de crianças com TEA sob a perspectiva da BNCC e a contribuição da literatura infantil: da teoria à prática — Franciele Cristina Silva Oliveira; Angélica da Fontoura Garcia Silva

11h45 – Discussão final


SALA 2

09h00 –Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino médio por meio de práticas com inteligência artificial: uma revisão sistemática — Elvis Pereira Martins

09h15 – Socioeducação: o papel dos professores para assegurar o direito à educação durante a medida socioeducativa de internação — Bernadete Lema Mazzafera; Renato Henrique Rehder

09h30 –  A intersecção de histórias em quadrinhos e tecnologias assistivas no ensino de estudantes com dislexia: uma proposta de sequência didática — Elaine Cristina Mateus Santos; Bernadete Lema Mazzafera

09h45 – Estudantes com superdotação e altas habilidades: atendimento escolar e em classe hospitalar no município de Londrina — Márcio Eleotério Cunha; Adriane de Lima Cardeal; Elaine Cristina Mateus Santos; Bernadete Lema Mazzafera

10h00 –  O desenho como forma de comunicação humana e sua relevância no desenvolvimento infantil — Regina Carboni Alves de Assis Diego Fogaça Carvalho

10h15 – Tecnologias digitais para a avaliação do processo de aprendizagem sob a perspectiva da neurociência: uma revisão descritiva da literatura — Lorena Mariane Santos Rissi; Bernadete Lema Mazzafera

10h30 – Intervalo (15 minutos)

10h45 – Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades do emprego da tecnologia digital no século XXI — Valdir Roque de Lima; Cláudia Lúcia Landgraf Valério

11h00 –  O futuro da educação com inteligência artificial: uma perspectiva docente na Engenharia da Computação — Emerson Rosa; Cláudia Lúcia Landgraf Valério

11h15 – Escrita da luz – alfabetização visual, multiletramentos e a docência em EaD na era da imagem técnica — Michele de Melo; Cláudia Lúcia Landgraf Valério

 11h30 –  Da teoria à prática docente: o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na formação em Ciências Contábeis — Claudemir José de Oliveira Clarice Vaz Peres Alves

11h45 – Discussão final


SALA 3

09h00 – Fóruns de discussão em ambiente virtual: possibilidades de constituição de uma comunidade de prática online na educação infantil — Jane Ester da Silva Bazoni; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

09h15 – A formação continuada de professores no Brasil: diretrizes oficiais e contribuições da RENAFOR — Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

09h30 – Sistemas de gestão da informação na educação básica: desafios e potencialidades para a modernização da gestão escolar — Jacqueline Hartmann Armindo; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

09h45 – Codesign de ambientes virtuais de aprendizagem para potencializar letramentos digitais e inovação na educação a distância — Bruno Cezar Scaramuzza; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

10h00 – Letramento científico na educação básica: contribuições e perspectivas a partir das feiras de ciências — Leonardo Augusto Fernandez; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

10h15 – As tecnologias digitais em um contexto educacional: uma revisão bibliográfica — Leandro Meneses da Costa; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

10h30 – Intervalo (15 minutos)

10h45 – Caminhos para inclusão: o plano educacional individualizado — Fernanda Beatriz da Costa Miranda; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

11h00 – Formação digital de professores: desafios e possibilidades para uma educação inclusiva e inovadora — Paulo Jorge Dias Filho; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

11h15 – Andragogia na educação superior profissional: precisamos falar sobre isso — Ivania Patricia Laguilio; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

11h30 – Desenvolvimento de letramentos na educação a distância: contribuições da iniciação científica e tecnológica para a formação crítica dos estudantes — Marcia Ines Schabarum Mikuska; Maria Elisabette Brisola Brito Prado

11h45 – Discussão final



🗓️ 23 DE OUTUBRO – TARDE (14H ÀS 18H)

SALAS 4, 5 E 6

(15 MINUTOS POR APRESENTAÇÃO + INTERVALO DE 15 MINUTOS + 30 MINUTOS FINAIS DE DISCUSSÃO)

SALA 4

14h00 – Uma análise dos níveis de autorregulação da aprendizagem de alunos do 5º ano do ensino fundamental — Beatriz Silva Zivich; Hallynnee Hellenn Pires Rossetto

14h15 – Avaliação formativa e formação docente: uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) — Jonas Morais dos Santos; Hallynnee Hellenn Pires Rossetto

14h30 – Análise das produções acadêmicas sobre a apropriação tecnológica no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica a Distância (PICT-EaD) — Cristiane Aparecida Batista; Katia Alexandra de Godoi e Silva

14h45 – Curadoria digital e inteligência artificial: reflexões sobre desafios e possibilidades na educação — Katia Alexandra de Godoi e Silva; Jéssica Paiva Gonçalves

15h00 – Curadoria de conteúdo digital como fomento ao letramento em turmas multissemestrais — Sandro Teixeira Pinto; Katia Alexandra de Godoi e Silva

15h15 – Curadoria educacional na formação inicial docente: práticas e reflexões em um curso de extensão para alunos de Pedagogia a distância — Katia Alexandra de Godoi e Silva; Rafaela Aparecida Ribeiro Zielinski

15h30 – Intervalo (15 minutos)

15h45 –  A interlocução entre autores que embasam o storytelling — Andrea de Benedetto Silva; Clarice Vaz Peres Alves

16h00 – Multimodalidade e Lean Construction no ensino de Engenharia Civil: uma revisão de literatura — Nayhara Ferreira Rocha; Dayse de Souza Lourenço Simões

16h15 – Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa: fundamentos, desdobramentos e implicações pedagógicas — Dayse de Souza Lourenço Simões; Vitória Gabrieli Pereira

16h30 – A alfabetização no contexto contemporâneo: para além dos métodos sintéticos e analíticos — Juliane Alves de Sousa; Dayse de Souza Lourenço Simões

16h45 – Os multiletramentos e as práticas pedagógicas na docência no ensino superior: uma revisão de literatura — Dayse de Souza Lourenço Simões; Erison de Moraes Valério

17h00 –  Multimodalidade e formação continuada: o que revelam as pesquisas acadêmicas? — Dayse de Souza Lourenço Simões; Alessandra Vieira Cordioli

17h15 – Discussão final

 

SALA 5

14h00 – Da diversão ao aprendizado: Tabuada Pack-Man e Minecraft no ensino fundamental — Evelynne Camylle de Carvalho Macedo; Angélica da Fontoura Garcia Silva

14h15 – Das políticas nacionais às diretrizes locais: o trabalho com projetos na educação infantil em Londrina — Andréa Regina Teixeira Nunomura; Angélica da Fontoura Garcia Silva

14h30 – Protagonismo do professor e seus estudantes no ensino de frações: explorando ordem e equivalência com o Polypad — Regina Aparecida de Oliveira; Angélica da Fontoura Garcia Silva

14h45 – Desempenho em geometria e medidas: uma análise de resultados do 5º ano em avaliações externas em uma escola municipal de Londrina (2022–2024) — Camila Matile Reis Pavani; Angélica da Fontoura Garcia Silva

15h00 – Escutar, nomear e mediar: jogos digitais e linguagem musical com crianças pequenas na educação infantil — Graziele Maria Freire Yoshimoto; Angélica da Fontoura Garcia Silva

15h15 – O profissional reflexivo em ação: um estudo sobre o grupo de professoras que ensinam ciências naturais na educação infantil — Marieni Luiza Bramé; Angélica da Fontoura Garcia Silva

15h30 – Intervalo (15 minutos)

15h45 – A construção de imagem conceitual sobre educação financeira — Susane Cristina Pasa Pelaquim; Angélica da Fontoura Garcia Silva

16h00 – Proposta de elaboração de prompts para construção de perfil de inteligência artificial que atua como mediadora em espaço pedagógico — Vagner Campeão; Angélica da Fontoura Garcia Silva

16h15 – A neuroaprendizagem aplicada ao ensino superior em Direito — Marcilei Gorini Pivato; Bernadete Lema Mazzafera

16h30 – Alfabetização e políticas públicas: reflexões a partir do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Paraná, de Londrina e Ibiporã — Rosemary Inês Marcelino; Bernadete Lema Mazzafera

16h45 – Professor de apoio e as práticas pedagógicas em colaboração com o professor regente — Fabíola Fernanda Costa Sandes; Bernadete Lema Mazzafera

17h00 – Percepção de professores sobre uma sequência didática baseada na neurociência — Juliana Gomes Fernandes; Bernadete Lema Mazzafera

 17h15 – Discussão final

 

SALA 6

14h00 –   Racismo estrutural no contexto educacional brasileiro: diálogos sociais, políticos e culturais — Caio Bragueto da Mata; Renata Aparecida Frigeri

14h15 – Processos formativos de professores para uma escola digital e inclusiva — Nathalia Barbosa Limeira; Fátima Aparecida da Silva Dias; Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho

14h30 – Mediação pedagógica na EaD: uma scoping review à luz da teoria de Reuven Feuerstein — Giana Valim Martins; Fátima Aparecida da Silva Dias; Alan Magno Schein Santoro

14h45 –Proposta de práticas pedagógicas para estudantes com TDAH e dislexia: metodologias ativas e tecnologias educacionais em foco — Elaine Cristina Mateus Santos; Bernadete Lema Mazzafera; Elaine Mara Terezan

15h00 – Educação alimentar e nutricional na escola: promoção da saúde e prevenção de doenças — Célia Andreia Sant’Anna Magalhães

15h15 – Letramento em inteligência artificial na formação docente — Juliana Schiavetto Dauricio; Renata Aparecida Frigeri

15h30 – Intervalo (15 minutos)

15h45 – Competências digitais na formação docente: ênfase na dimensão informacional em ambientes virtuais — Marcelo da Silva Cerconi; Renata Aparecida Frigeri

16h00 – Conectando leituras: um projeto de pesquisa colaborativa entre doutorandas e mestranda sobre a formação de professores, desenvolvimento infantil e multiplicação de conhecimento em espaços culturais diversos — Aliny Perrota; Lidiane de Moraes Silva; Elane de Sousa Santos; Samira Fayez Kfouri da Silva

16h15 – Competência digital docente em perspectiva comparada: análise de conteúdo do DigCompEdu e da matriz de saberes digitais docentes — Douglas Bressan; Samira Fayez Kfouri da Silva

16h30 – Termos emergentes de inteligência artificial generativa no contexto educacional — Raira Cibelle Roama Alves; Flavio Navarro Fernandes; Samira Fayez Kfouri da Silva; Ana Mauriceia Castellani

16h45 – Histórico da formação continuada de professores em um município do norte do Paraná nos últimos três anos: aspectos normativos — Lidiane Machado; Bernadete Lema Mazzafera

17h00 – Gestão pedagógica e cultura da inovação: competências dos stakeholders educacionais — Juliana Bueno Grizos de Carvalho; Gabriella Tenorio Hora; Fátima Aparecida da Silva Dias; Isis Kfouri Silva; Camila Prado

 17h15 – Discussão final


🗓️ 24 DE OUTUBRO – TARDE (16H ÀS 18H)

SALA 7  (15 MINUTOS POR APRESENTAÇÃO + 30 MINUTOS FINAIS DE DISCUSSÃO)

16h00 – O diálogo e a mediação na educação: um ensaio teórico por diferentes visões — Diego Fogaça Carvalho; Caio Francisco Stadler Santos; Gislaine Bueno de Almeida

16h15 – Formação e desenvolvimento docente no contexto digital: desafios da apropriação crítica frente à redução instrumental — Débora Cristina Aureliano Rossi Delalibera; Diego Fogaça Carvalho; Gislaine Bueno de Almeida; André Luís dos Santos Domingues; Suzi Bueno de Almeida

16h30 – Conselho escolar e a participação das famílias na gestão democrática da educação pública: entre desafios e possibilidades — Viviane Aparecida Bento; Odete Sidericoudes

16h45 – A gamificação como recurso didático no ensino superior — Alessandro Aguiar de Paula; Odete Sidericoudes

17h00 – Projetos digitais no cotidiano escolar: um estudo sobre a formação de professores alfabetizadores — Francielle Goulart Pereira; Odete Sidericoudes

17h15 – Jogos digitais: a história na sala de aula — Urbano Fonseca Gonçalves Filho; Odete Sidericoudes

17h30 – A escuta da rede e a consolidação da coordenação pedagógica em Londrina: um relato de experiência — Maria Tereza Paschoal de Moraes; Odete Sidericoudes

17h45 – Discussão final



PÚBLICO ALVO

Professores da educação básica;
Acadêmicos das licenciaturas;
Alunos de programas de Mestrado e Doutorado em Ensino de Linguagens e suas Tecnologias;
Interessados nas áreas de linguagem, ensino e educação.


ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

As sessões de apresentação ocorrerão no dia 23 de outubro (manhã e tarde) e no dia 24 de outubro (tarde). Confira aqui as normas completas para submissão dos trabalhos.

O evento contemplará uma modalidade de apresentação de trabalho: artigo completo

BAIXE AQUI AS INFORMAÇÕES PARA ENVIO DO ARTIGO COMPLETO


FIQUE ATENTO AS DATAS:






 

Regulamento do Evento

Ver Regulamento

Para se increver ou submeter trabalhos é preciso estar logado no sistema. Login

UNOPAR / ANHANGUERA - PIZA

Datas

Inscrições

01/09/2025 - 20/10/2025

Avaliação dos trabalhos

24/09/2025 - 20/10/2025

Aceite dos trabalhos

10/10/2025

Realização do Evento

22/10/2025 - 24/10/2025

Certificado

25/10/2025

Anais

10/12/2025