O IX SELITEC 2025 – Seminário de Linguagens,
Tecnologias e Educação tem como tema “Do papel ao pixel: alfabetização e letramentos na sociedade digital” e se propõe a discutir as transformações
nos processos de alfabetização, letramentos e multiletramentos no cenário
contemporâneo.
Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em
Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (PPGENS/UNOPAR)
em parceria com o curso de Pedagogia da Unopar, o evento reúne
pesquisadores, professores e estudantes para refletir sobre os desafios e
possibilidades da alfabetização em tempos digitais, explorando práticas
pedagógicas inovadoras, inclusão digital e a adaptação dos métodos tradicionais
aos novos contextos educacionais.
DATA: 📅 22 a 24 de outubro de 2025 |
LOCAL: 📍Unopar Piza
ATENÇÃO: BAIXAR AQUI O MODELO DE APRESENTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
22/10 – Quarta-feira
23/10 – Quinta-feira
24/10 – Sexta-feira
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (DATAS, SALAS E HORÁRIOS)
🗓️ 23 DE OUTUBRO – MANHÃ
(9H ÀS 12H)
SALAS 1, 2 E 3 (15 MINUTOS POR APRESENTAÇÃO + INTERVALO DE 15 MINUTOS + 30 MINUTOS FINAIS DE DISCUSSÃO)
SALA 1
09h00 – Alfabetização e letramento no contexto das TDIC:
reflexões teóricas e práticas — Emilly Stéfanni de Souza Honório; Dayse de
Souza Lourenço Simões
09h15 – Letramento científico e PCIT EaD: uma possibilidade
para o auxiliar no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso na
graduação — Daniela dos Santos Pereira; Ana Mauriceia Castellani
09h30 – O papel e a atuação do professor supervisor de campo
no estágio supervisionado em Pedagogia: contribuições para a formação inicial
docente — Gabriel Manganaro Ramos Quirino; Ana Mauriceia Castellani; Flavia
Pellissari Pomin Frutos
09h45 – Letramento digital: lacunas dos alunos ingressantes
no ensino superior em cursos de tecnologia da informação — Ana Mauriceia
Castellani; Yuri Mendes Mostagi
10h00 – Cultura de inovação e letramento digital no ensino
superior: interseções entre competências inovadoras e digitais — Gabriel
Manganaro Ramos Quirino; Thatiane Verni Lopes de Araujo; Ana Mauriceia
Castellani; Samira Fayez Kfouri da Silva; Yuri Mendes Mostagi; Flavia
Pellissari Pomin Frutos
10h15 – Do laboratório ao aplicativo: a feira de ciências
como espaço de letramento digital e inovação tecnológica — Raira Cibelle Roama
Alves; Thatiane Verni Lopes de Araujo; Ana Mauriceia Castellani; Flavio Navarro
Fernandes; Samira Fayez Kfouri da Silva; Flavia Pellissari Pomin Frutos
10h30 – Intervalo (15 minutos)
10h45 – Diretrizes oficiais e os caminhos da incorporação da
tecnologia e IA na educação — Irlaine Cutrim Helal Cavalcante; Ana Mauriceia
Castellani
11h00 – A mediação pedagógica nos pareceres avaliativos
descritivos: multiletramentos e inovação no ciclo de alfabetização — Andréa
Mendes Falkoski; Ana Mauriceia Castellani
11h15 – Professor mediador de tecnologias digitais: mediação
pedagógica e curadoria digital na escola pública — Raira Cibelle Roama Alves;
Ana Mauriceia Castellani
11h30 – Letramento e alfabetização de crianças com TEA sob a
perspectiva da BNCC e a contribuição da literatura infantil: da teoria à
prática — Franciele Cristina Silva Oliveira; Angélica da Fontoura Garcia Silva
11h45 – Discussão final
SALA 2
09h00 –Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino médio por meio de práticas com inteligência artificial: uma revisão sistemática — Elvis Pereira Martins
09h15 – Socioeducação: o papel dos professores para assegurar o direito à educação durante a medida socioeducativa de internação — Bernadete Lema Mazzafera; Renato Henrique Rehder
09h30 – A intersecção de histórias em quadrinhos e tecnologias assistivas no ensino de estudantes com dislexia: uma proposta de sequência didática — Elaine Cristina Mateus Santos; Bernadete Lema Mazzafera
09h45 – Estudantes com superdotação e altas habilidades:
atendimento escolar e em classe hospitalar no município de Londrina — Márcio
Eleotério Cunha; Adriane de Lima Cardeal; Elaine Cristina Mateus Santos;
Bernadete Lema Mazzafera
10h00 – O desenho como forma de comunicação humana e
sua relevância no desenvolvimento infantil — Regina Carboni Alves de Assis
Diego Fogaça Carvalho
10h15 – Tecnologias digitais para a avaliação do processo de
aprendizagem sob a perspectiva da neurociência: uma revisão descritiva da
literatura — Lorena Mariane Santos Rissi; Bernadete Lema Mazzafera
10h30 – Intervalo (15 minutos)
10h45 – Alfabetização e letramento: desafios e
possibilidades do emprego da tecnologia digital no século XXI — Valdir Roque de
Lima; Cláudia Lúcia Landgraf Valério
11h00 – O futuro da educação com inteligência
artificial: uma perspectiva docente na Engenharia da Computação — Emerson Rosa;
Cláudia Lúcia Landgraf Valério
11h15 – Escrita da luz – alfabetização visual,
multiletramentos e a docência em EaD na era da imagem técnica — Michele de
Melo; Cláudia Lúcia Landgraf Valério
11h30 – Da teoria à prática docente: o Núcleo de
Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na formação em Ciências Contábeis — Claudemir
José de Oliveira Clarice Vaz Peres Alves
11h45 – Discussão final
SALA 3
09h00 – Fóruns de discussão em ambiente virtual:
possibilidades de constituição de uma comunidade de prática online na educação
infantil — Jane Ester da Silva Bazoni; Maria Elisabette Brisola Brito Prado
09h15 – A formação continuada de professores no Brasil:
diretrizes oficiais e contribuições da RENAFOR — Iracema Sbizera dos Santos
Ribeiro; Maria Elisabette Brisola Brito Prado
09h30 – Sistemas de gestão da informação na educação básica:
desafios e potencialidades para a modernização da gestão escolar — Jacqueline
Hartmann Armindo; Maria Elisabette Brisola Brito Prado
09h45 – Codesign de ambientes virtuais de aprendizagem para
potencializar letramentos digitais e inovação na educação a distância — Bruno
Cezar Scaramuzza; Maria Elisabette Brisola Brito Prado
10h00 – Letramento científico na educação básica:
contribuições e perspectivas a partir das feiras de ciências — Leonardo Augusto
Fernandez; Maria Elisabette Brisola Brito Prado
10h15 – As tecnologias digitais em um contexto educacional:
uma revisão bibliográfica — Leandro Meneses da Costa; Maria Elisabette Brisola
Brito Prado
10h30 – Intervalo (15 minutos)
10h45 – Caminhos para inclusão: o plano educacional
individualizado — Fernanda Beatriz da Costa Miranda; Maria Elisabette Brisola
Brito Prado
11h00 – Formação digital de professores: desafios e
possibilidades para uma educação inclusiva e inovadora — Paulo Jorge Dias
Filho; Maria Elisabette Brisola Brito Prado
11h15 – Andragogia na educação superior profissional:
precisamos falar sobre isso — Ivania Patricia Laguilio; Maria Elisabette
Brisola Brito Prado
11h30 – Desenvolvimento de letramentos na educação a
distância: contribuições da iniciação científica e tecnológica para a formação
crítica dos estudantes — Marcia Ines Schabarum Mikuska; Maria Elisabette
Brisola Brito Prado
11h45 – Discussão final
🗓️ 23 DE OUTUBRO – TARDE
(14H ÀS 18H)
SALAS 4, 5 E 6
(15 MINUTOS POR APRESENTAÇÃO + INTERVALO DE 15 MINUTOS +
30 MINUTOS FINAIS DE DISCUSSÃO)
SALA 4
14h00 – Uma análise dos níveis de autorregulação da
aprendizagem de alunos do 5º ano do ensino fundamental — Beatriz Silva Zivich;
Hallynnee Hellenn Pires Rossetto
14h15 – Avaliação formativa e formação docente: uma revisão
bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) —
Jonas Morais dos Santos; Hallynnee Hellenn Pires Rossetto
14h30 – Análise das produções acadêmicas sobre a apropriação
tecnológica no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica a Distância
(PICT-EaD) — Cristiane Aparecida Batista; Katia Alexandra de Godoi e Silva
14h45 – Curadoria digital e inteligência artificial:
reflexões sobre desafios e possibilidades na educação — Katia Alexandra de
Godoi e Silva; Jéssica Paiva Gonçalves
15h00 – Curadoria de conteúdo digital como fomento ao
letramento em turmas multissemestrais — Sandro Teixeira Pinto; Katia Alexandra
de Godoi e Silva
15h15 – Curadoria educacional na formação inicial docente:
práticas e reflexões em um curso de extensão para alunos de Pedagogia a
distância — Katia Alexandra de Godoi e Silva; Rafaela Aparecida Ribeiro
Zielinski
15h30 – Intervalo (15 minutos)
15h45 – A interlocução entre autores que embasam o
storytelling — Andrea de Benedetto Silva; Clarice Vaz Peres Alves
16h00 – Multimodalidade e Lean Construction no ensino de
Engenharia Civil: uma revisão de literatura — Nayhara Ferreira Rocha; Dayse de
Souza Lourenço Simões
16h15 – Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa:
fundamentos, desdobramentos e implicações pedagógicas — Dayse de Souza Lourenço
Simões; Vitória Gabrieli Pereira
16h30 – A alfabetização no contexto contemporâneo: para além
dos métodos sintéticos e analíticos — Juliane Alves de Sousa; Dayse de Souza
Lourenço Simões
16h45 – Os multiletramentos e as práticas pedagógicas na
docência no ensino superior: uma revisão de literatura — Dayse de Souza
Lourenço Simões; Erison de Moraes Valério
17h00 – Multimodalidade e formação continuada: o que
revelam as pesquisas acadêmicas? — Dayse de Souza Lourenço Simões; Alessandra
Vieira Cordioli
17h15 – Discussão final
SALA 5
14h00 – Da diversão ao aprendizado: Tabuada Pack-Man e
Minecraft no ensino fundamental — Evelynne Camylle de Carvalho Macedo; Angélica
da Fontoura Garcia Silva
14h15 – Das políticas nacionais às diretrizes locais: o
trabalho com projetos na educação infantil em Londrina — Andréa Regina Teixeira
Nunomura; Angélica da Fontoura Garcia Silva
14h30 – Protagonismo do professor e seus estudantes no
ensino de frações: explorando ordem e equivalência com o Polypad — Regina
Aparecida de Oliveira; Angélica da Fontoura Garcia Silva
14h45 – Desempenho em geometria e medidas: uma análise de
resultados do 5º ano em avaliações externas em uma escola municipal de Londrina
(2022–2024) — Camila Matile Reis Pavani; Angélica da Fontoura Garcia Silva
15h00 – Escutar, nomear e mediar: jogos digitais e linguagem
musical com crianças pequenas na educação infantil — Graziele Maria Freire
Yoshimoto; Angélica da Fontoura Garcia Silva
15h15 – O profissional reflexivo em ação: um estudo sobre o
grupo de professoras que ensinam ciências naturais na educação infantil —
Marieni Luiza Bramé; Angélica da Fontoura Garcia Silva
15h30 – Intervalo (15 minutos)
15h45 – A construção de imagem conceitual sobre educação
financeira — Susane Cristina Pasa Pelaquim; Angélica da Fontoura Garcia Silva
16h00 – Proposta de elaboração de prompts para construção de
perfil de inteligência artificial que atua como mediadora em espaço pedagógico
— Vagner Campeão; Angélica da Fontoura Garcia Silva
16h15 – A neuroaprendizagem aplicada ao ensino superior em
Direito — Marcilei Gorini Pivato; Bernadete Lema Mazzafera
16h30 – Alfabetização e políticas públicas: reflexões a
partir do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Paraná, de
Londrina e Ibiporã — Rosemary Inês Marcelino; Bernadete Lema Mazzafera
16h45 – Professor de apoio e as práticas pedagógicas em
colaboração com o professor regente — Fabíola Fernanda Costa Sandes; Bernadete
Lema Mazzafera
17h00 – Percepção de professores sobre uma sequência
didática baseada na neurociência — Juliana Gomes Fernandes; Bernadete Lema
Mazzafera
17h15 – Discussão final
SALA 6
14h00 – Racismo estrutural no contexto educacional brasileiro: diálogos sociais, políticos e culturais — Caio Bragueto da Mata; Renata Aparecida Frigeri
14h15 – Processos formativos de professores para uma escola
digital e inclusiva — Nathalia Barbosa Limeira; Fátima Aparecida da Silva Dias;
Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho
14h30 – Mediação pedagógica na EaD: uma scoping review à luz
da teoria de Reuven Feuerstein — Giana Valim Martins; Fátima Aparecida da Silva
Dias; Alan Magno Schein Santoro
14h45 –Proposta de práticas pedagógicas para estudantes com
TDAH e dislexia: metodologias ativas e tecnologias educacionais em foco —
Elaine Cristina Mateus Santos; Bernadete Lema Mazzafera; Elaine Mara Terezan
15h00 – Educação alimentar e nutricional na escola: promoção
da saúde e prevenção de doenças — Célia Andreia Sant’Anna Magalhães
15h15 – Letramento em inteligência artificial na formação
docente — Juliana Schiavetto Dauricio; Renata Aparecida Frigeri
15h30 – Intervalo (15 minutos)
15h45 – Competências digitais na formação docente: ênfase na
dimensão informacional em ambientes virtuais — Marcelo da Silva Cerconi; Renata
Aparecida Frigeri
16h00 – Conectando leituras: um projeto de pesquisa
colaborativa entre doutorandas e mestranda sobre a formação de professores,
desenvolvimento infantil e multiplicação de conhecimento em espaços culturais
diversos — Aliny Perrota; Lidiane de Moraes Silva; Elane de Sousa Santos;
Samira Fayez Kfouri da Silva
16h15 – Competência digital docente em perspectiva
comparada: análise de conteúdo do DigCompEdu e da matriz de saberes digitais
docentes — Douglas Bressan; Samira Fayez Kfouri da Silva
16h30 – Termos emergentes de inteligência artificial
generativa no contexto educacional — Raira Cibelle Roama Alves; Flavio Navarro
Fernandes; Samira Fayez Kfouri da Silva; Ana Mauriceia Castellani
16h45 – Histórico da formação continuada de professores em
um município do norte do Paraná nos últimos três anos: aspectos normativos —
Lidiane Machado; Bernadete Lema Mazzafera
17h00 – Gestão pedagógica e cultura da inovação:
competências dos stakeholders educacionais — Juliana Bueno Grizos de Carvalho;
Gabriella Tenorio Hora; Fátima Aparecida da Silva Dias; Isis Kfouri Silva;
Camila Prado
17h15 – Discussão final
🗓️ 24 DE OUTUBRO – TARDE
(16H ÀS 18H)
SALA 7 (15 MINUTOS
POR APRESENTAÇÃO + 30 MINUTOS FINAIS DE DISCUSSÃO)
16h00 – O diálogo e a mediação na educação: um ensaio
teórico por diferentes visões — Diego Fogaça Carvalho; Caio Francisco Stadler
Santos; Gislaine Bueno de Almeida
16h15 – Formação e desenvolvimento docente no contexto
digital: desafios da apropriação crítica frente à redução instrumental — Débora
Cristina Aureliano Rossi Delalibera; Diego Fogaça Carvalho; Gislaine Bueno de
Almeida; André Luís dos Santos Domingues; Suzi Bueno de Almeida
16h30 – Conselho escolar e a participação das famílias na
gestão democrática da educação pública: entre desafios e possibilidades —
Viviane Aparecida Bento; Odete Sidericoudes
16h45 – A gamificação como recurso didático no ensino
superior — Alessandro Aguiar de Paula; Odete Sidericoudes
17h00 – Projetos digitais no cotidiano escolar: um estudo
sobre a formação de professores alfabetizadores — Francielle Goulart Pereira;
Odete Sidericoudes
17h15 – Jogos digitais: a história na sala de aula — Urbano
Fonseca Gonçalves Filho; Odete Sidericoudes
17h30 – A escuta da rede e a consolidação da coordenação
pedagógica em Londrina: um relato de experiência — Maria Tereza Paschoal de
Moraes; Odete Sidericoudes
17h45 – Discussão final
PÚBLICO ALVO
Professores da educação básica;
Acadêmicos das licenciaturas;
Alunos de programas de Mestrado e Doutorado em Ensino de Linguagens e suas
Tecnologias;
Interessados nas áreas de linguagem, ensino e educação.
ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
As sessões de apresentação ocorrerão no dia 23 de outubro (manhã e tarde) e no dia 24 de outubro (tarde). Confira aqui as normas completas para submissão dos trabalhos.
O evento contemplará uma modalidade de apresentação de trabalho: artigo completo
BAIXE AQUI AS INFORMAÇÕES PARA ENVIO DO ARTIGO COMPLETO
FIQUE ATENTO AS DATAS:
Para se increver ou submeter trabalhos é preciso estar logado no sistema. Login
01/09/2025 - 20/10/2025
24/09/2025 - 20/10/2025
10/10/2025
22/10/2025 - 24/10/2025
25/10/2025
10/12/2025