A crescente valorização da estética e da saúde periodontal tem aumentado a procura por tratamentos que envolvem técnicas de enxerto gengival, tanto para correção de recessões quanto para aumento de volume tecidual e prevenção de progressão de doenças periodontais.
Durante a formação em Odontologia, os alunos muitas vezes têm contato limitado com a variedade de técnicas de enxertia gengival, ficando restritos aos conceitos básicos. Professores e estudantes do curso têm demonstrado interesse por atividades complementares que aprofundem os aspectos clínicos e biológicos relacionados a essas técnicas, com foco em suas indicações, limitações e benefícios a curto e longo prazo.
Diante dessa demanda, propõe-se a realização da palestra "Aspectos clínicos e biológicos relacionados às diferentes técnicas de enxerto gengival e seus benefícios", ministrada pela Profª convidada Jéssica Ferreira, profissional reconhecida na área de Periodontia.
O evento busca contribuir para a formação acadêmica, ampliando o conhecimento científico dos alunos, além de oferecer atualização técnica baseada nas evidências mais recentes da literatura. A relevância social do tema está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida dos pacientes por meio de tratamentos periodontais mais previsíveis e seguros.
Apresentar e discutir os fundamentos clínicos e biológicos das diferentes técnicas de enxerto gengival, destacando suas indicações e benefícios terapêuticos.
Revisar os princípios biológicos fundamentais que norteiam o sucesso das técnicas de enxerto gengival.
Comparar as principais modalidades cirúrgicas disponíveis (enxerto de tecido conjuntivo, enxerto de tecido gengival livre, substitutos aloplásticos e xenógenos), com base nas indicações clínicas.
Analisar casos clínicos demonstrativos, com foco nos resultados estéticos e funcionais obtidos a partir de diferentes abordagens cirúrgicas.
Por se tratar de uma atividade de palestra, a avaliação será realizada através de:
Participação e interação dos alunos durante a atividade (perguntas, comentários e discussões).
Questionário de percepção de aprendizado, aplicado ao final da palestra, contendo perguntas objetivas sobre os principais tópicos abordados.
Para se increver ou submeter trabalhos é preciso estar logado no sistema. Login
01/03/2024 - 07/03/2024
-
07/03/2024 - 07/03/2024
07/03/2024