FEMINA VOX PANTANAL: MULHERES NO ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

FEMINA VOX PANTANAL: MULHERES NO ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Inscrições Abertas

Descrição do Evento

🌍 FEMINA VOX BRASIL 2026

Fazer ecoar a voz das mulheres – Educação para a paz e justiça social


FEMINA VOX PANTANAL: MULHERES NO ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS 


Coordenação Internacional: Dra. Guila Clara Kessous, Artista pela Paz da UNESCO

Coordenadora científica:  Dra. Mara Rute Lima Hercelin
Coordenação Nacional: Dra. Giselle Marques
Representante Institucional: Adriana Sunakozawa (CAESE|CEAEDD)

  

1. APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

O Femina Vox é uma plataforma global de diálogo e ação em prol da igualdade de gênero e da educação para a paz.

Criado e dirigido pela Dra. Guila Clara Kessous, o Fórum já reuniu milhares de mulheres de mais de 30 países, incluindo laureadas com o Prêmio Nobel da Paz, chefes de Estado, artistas e pensadoras reconhecidas mundialmente.

Desde 2019, o Femina Vox tem contado com o apoio de instituições como a UNESCO e a Union Nations Federation (UNF), promovendo eventos de alto impacto em Paris, Genebra e outras capitais.

Em 2026, o Fórum chega ao Brasil com duas edições oficiais, fortalecendo o intercâmbio cultural e diplomático entre França e Brasil.

 

2. EDIÇÕES BRASIL 2026

🇧🇷 Masterclass – Mato Grosso do Sul Formação e inspiração de mulheres líderes. Será no dia 16/03/26, das 8 às 17:30horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande-MS, com a participação presencial de mil pessoas. Além disso, o evento será transmitido“on line”, o correndo portanto no formato híbrido.

Encontro Dialogal – Brasília Ocorrerá em Brasília, na sede da Embaixada da França, com a presença de autoridades francesas e brasileiras que participarão da assinatura de acordos institucionais para o fortalecimento da governança e diplomacia femininas. Deve acontecer, também, atividade na sede da Aliança Francesa, promovendo a cultura e a cooperação França/Brasil.

Assinatura da Resolução e celebração das parcerias institucionais entre França e Brasil.

3. OBJETIVOS DO PROJETO

  • ·         Amplificar a voz das mulheres em espaços de decisão e transformação social;
  • ·         Fortalecer a diplomacia cultural e os laços entre França e Brasil;
  • ·         Promover a educação para a paz e a justiça social;
  • ·         Estimular práticas empresariais éticas e inclusivas;
  • ·         Criar um legado de cooperação e equidade até 2030.
  • ·         Fomentar o turismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul

 

4. REGIMENTO INTERNO FEMINA VOX PANTANAL: MULHERES NO ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 

CAPÍTULO I - DO EVENTO E SEUS OBJETIVOS

Art. 1º A Comissão Organizadora do Evento FEMINA VOX PANTANAL: MULHERES NO ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, doravante denominado Evento, torna pública a presente chamada para submissão de trabalhos científicos e acadêmicos a serem apresentados em evento de caráter científico, interdisciplinar e internacional, com previsão de participação de até 1.000 (mil) pessoas, entre pesquisadoras(es), estudantes, lideranças comunitárias, povos originários, gestoras(es) públicas(os) e representantes de organizações da sociedade civil. O evento tem caráter científico, social e cultural, visando promover o diálogo, a troca de experiências e a construção de conhecimento sobre o papel central das mulheres - sobretudo na agenda climática do bioma Pantanal - na preservação ambiental, na produção de conhecimento científico, nos saberes tradicionais e nas práticas sustentáveis, promovendo o diálogo entre ciência, cultura, ancestralidade e políticas públicas.

Art. 2º Dos Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Promover o intercâmbio científico e sociocultural sobre o papel das mulheres na preservação do meio ambiente, especialmente no bioma Pantanal, integrando ciência acadêmica, saberes tradicionais e práticas dos povos originários, em consonância com os Direitos Humanos e a Agenda 2030 da ONU.

2.2 Objetivos Específicos

I- Incentivar a produção e a divulgação de pesquisas científicas sobre mulheres e sustentabilidade;

II- Valorizar o conhecimento ancestral e as práticas ambientais dos povos originários;

III- Fortalecer redes de pesquisa interdisciplinares e interinstitucionais;

IV- Contribuir para a formulação de políticas públicas - no âmbito regional, nacional e subnacional - sensíveis à questão de gênero e meio ambiente;

V- Alinhar a produção científica aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);

VI- Reconhecer e valorizar as mulheres do Pantanal como protagonistas, amplificando suas vozes e saberes 

VII- Valorizar as narrativas de mulheres indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras rurais do Pantanal, destacando suas experiências e desafios no enfrentamento das mudanças climáticas;

VIII- Fortalecer a colaboração entre mulheres, redes e organizações para potencializar a ação coletiva;

IX- Promover e fortalecer o empoderamento das mulheres por meio de processos formativos qualificados e ações estruturadas que ampliem competências técnicas, capacidades de gestão e o desenvolvimento da liderança, em contextos científicos, institucionais e comunitários, contribuindo para a equidade de gênero e o desenvolvimento sustentável;

X- Influenciar políticas públicas e mobilizar a sociedade para a agenda climática a partir da perspectiva das mulheres do Pantanal;

XI- Sistematizar e disseminar os conhecimentos e práticas das mulheres, contribuindo para novas narrativas e soluções para a crise climática;

XII - Promover o respeito universal pelos direitos humanos e pela dignidade das pessoas.

CAPÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO GERAL

Art. 3º A organização do Evento é de responsabilidade da Comissão Organizadora, composta por representantes de instituições parceiras e da sociedade civil.

 

CAPÍTULO III - DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Art. 4º A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por uma Comissão Científica, composta por pesquisadores e especialistas de notório saber nas áreas temáticas do Evento.

 

CAPÍTULO IV - INSCRIÇÃO, PARTICIPANTES E CERTIFICADOS

Art. 5º A inscrição do evento é gratuita e deverá ser feita obrigatoriamente pela plataforma Cogna.

Art. 6º Podem se inscrever no evento estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, ativistas, membros de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhas), produtoras rurais, gestores públicos e demais interessados na temática.

Art. 7º São direitos dos participantes devidamente inscritos:

I- Participar de todas as atividades abertas da programação (palestras, mesas-redondas, oficinas);

II- Submeter resumo expandido para avaliação, conforme as normas deste Regimento.

Art. 8º Todos os participantes inscritos receberão certificado de participação, desde que cumprida a frequência mínima de 75% nas atividades. Serão emitidos certificados de até 16 horas-aula.

 

CAPÍTULO V - DA PROGRAMAÇÃO E PRAZOS PARA INSCRIÇÃO

Art. 9º A programação do Evento será composta por conferências, mesas-redondas, painéis temáticos, sessões de apresentação de trabalhos (comunicação oral), oficinas e atividades culturais.

Art. 10 A programação detalhada, com horários e locais, será divulgada previamente nos canais oficiais de comunicação do evento, especialmente pela plataforma Cogna, onde serão feitas as inscrições.

Art. 11 Sobre os prazos de inscrição:

I- Inscrições para a apresentação de resumo expandido poderão ser feitas até o dia 28/02/26.

II- As inscrições para participação presencial na modalidade ouvinte estarão abertas até o dia 05/03/2026, ou até o preenchimento total das vagas disponíveis, limitadas a 1.000 (mil) participantes.

III- As inscrições para participação para participação virtual como ouvinte, poderão ser feitas até o dia 10/03/2026.

 

CAPÍTULO VI - DAS MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

Art. 12 A participação no evento poderá ocorrer nas seguintes modalidades, mediante inscrição prévia:

I- Ouvinte: Garante o direito de participar em todas as atividades abertas da programação, como conferências, mesas-redondas e painéis, e confere o direito a certificado de participação, condicionada à frequência mínima estabelecida no Art. 8º.

II- Autor de Resumo Expandido: Destinada a pesquisadores, estudantes e demais interessados que desejam submeter e apresentar trabalhos científicos na modalidade Resumo Expandido, conforme as normas do Capítulo VI deste Regimento. A aprovação do trabalho garante a participação como ouvinte.

III- Autor e apresentador de Banner: Destinada a pesquisadores, estudantes e demais interessados que desejam submeter e apresentar trabalhos científicos na modalidade Banner, a serem expostos no dia 15/03/2026, entre 13h30 e 17h30 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na cidade de Campo Grande-MS.

IV- Expositor(a): Voltada para artesãs, produtoras rurais, cooperativas e empreendimentos da sociobiodiversidade que desejam expor e comercializar seus produtos em espaço designado pela organização do evento.

V- Facilitador(a) de Roda de Trocas: Para participantes que desejam propor e mediar uma "Roda de Troca" sobre temas relacionados ao empreendedorismo feminino, práticas sustentáveis, saberes tradicionais, entre outros. As propostas serão selecionadas pela Comissão Organizadora.

VI- Ministrante de Oficina: Destinada a quem deseja propor e realizar oficinas práticas e de capacitação alinhadas aos objetivos do Evento. As propostas de oficina serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Organizadora.

 

CAPÍTULO VII - DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (RESUMO EXPANDIDO)

Seção I - Da Submissão

Art. 13 A submissão de trabalhos na modalidade Resumo Expandido está condicionada à inscrição de, pelo menos, um dos autores no Evento.

Art. 14 Cada autor poderá submeter até 2 (dois) trabalhos como autor principal e participar de outros 2 (dois) como coautor. Recomenda-se, sempre que possível, a inclusão de mulheres e representantes de povos originários na autoria.

Art. 15 Os Trabalhos devem estar alinhados aos Direitos Humanos e aos ODS e deverão se enquadrar em, pelo menos, um dos seguintes temas:

I- Saberes Ancestrais, Conhecimento Tradicional e Resiliência Climática;

II- Geração de Renda, Bioeconomia e Autonomia Feminina no Pantanal;

III- Ativismo, Movimentos Sociais e Incidência Política das Mulheres;

IV- Segurança Hídrica, Alimentar e Energética sob a Perspectiva de Gênero;

V- Educação Ambiental, Comunicação e Práticas para a Sustentabilidade;

VI- Saúde física e mental das mulheres no contexto das mudanças climáticas;

VII- Políticas públicas, governança ambiental e equidade de gênero;

VIII- Biodiversidade, mudanças climáticas e justiça socioambiental.

 

Seção II - Da Formatação do Resumo Expandido

 

Art. 16 O Resumo Expandido deverá ser redigido em língua portuguesa, francesa, espanhola, inglesa ou em línguas originárias, e seguir rigorosamente as normas de formatação descritas na tabela abaixo.

Art. 17 O evento está alinhado, prioritariamente, aos ODS listados abaixo, devendo o Resumo expandido contemplar um dos eixos:

ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável;

ODS 4 - Educação de qualidade;

ODS 5 – Igualdade de Gênero: valorização do protagonismo feminino na ciência, na gestão ambiental e nos territórios tradicionais;

ODS 6- Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

ODS 7 - Energia limpa e acessível;

ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico;

ODS 10 – Redução das Desigualdades: inclusão de povos originários e comunidades tradicionais na produção científica;

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis;

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis;

ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima;

ODS 15 – Vida Terrestre;

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes;

ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Art. 18 O resumo expandido deverá conter no mínimo 800 palavras e no máximo 1.500 palavras, incluindo-se título e referências.

Elemento

Norma de Formatação

Arquivo

Formato Microsoft Word (.docx). Página A4 (21 x 29,7 cm).

Margens

Superior e Esquerda: 3 cm. Inferior e Direita: 2 cm.

Fonte

Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento

1,5 entre linhas no corpo do texto. Simples para citações longas, notas de rodapé e referências.

Extensão

Mínimo de 3 e máximo de 5 páginas, incluindo as referências.

Título

Centralizado, em maiúsculas e negrito.

Autores

Nomes completos à direita, seguidos de afiliação institucional e e-mail em nota de rodapé.

Estrutura

O texto deve conter, obrigatoriamente: Introdução (apresentação do tema, problema e objetivos); Metodologia (descrição dos procedimentos); Resultados e Discussão (apresentação e análise dos dados); Considerações Finais (conclusões do estudo); e Referências.

Palavras-chave

De 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, localizadas abaixo do resumo simples (150-250 palavras) que antecede a introdução.

Citações e Referências

Devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor.

 

Seção III - Das Regras para a Apresentação de Resumo Expandido e Banner

Art. 19 Não será cobrada qualquer taxa para a apresentação de banner, tampouco para a publicação de resumo expandido nos Anais do Evento FEMINA VOX PANTANAL: MULHERES NO ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, desde que o trabalho esteja em conformidade com o “template” disponibilizado na plataforma de inscrição.

Art 20 Serão admitidos no máximo três autores em cada trabalho, hipótese em que cada um terá de preencher e assinar individualmente o TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS.

Art 21 Os Resumos Expandidos selecionados serão publicados nos anais do evento. Para tanto, os autores deverão preencher e assinar digitalmente (pode-se usar a plataforma GOV.BR) o Termo de Cessão de Direitos Autorais, de acordo com o  modelo do Anexo I.

Art. 22 Os Anais do evento, com os resumos expandidos aprovados e apresentados, serão publicados em formato digital com registro ISBN. Os banners deverão ser impressos e colocados em suportes às expensas dos autores no tamanho de 90 cm de largura por 120 cm de altura. Pelo menos um dos autores deverá estar presente no dia 15/03/26, entre 13h30 e 17h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, para explicar aos participantes do evento o conteúdo do trabalho.

 

Seção IV - Da Avaliação

Art. 23 Os trabalhos serão avaliados por Comissão Científica composta por pesquisadoras(es) mestras(es) e doutoras(es), por meio de avaliação cega por pares (double-blind peer review), considerando:

I- Pertinência ao eixo temático escolhido;

II- Relevância científica e social;

III- Clareza dos objetivos;

IV- Originalidade;

V- Adequação e coerência teórico-metodológica;

VI- Qualidade da argumentação e da análise apresentada;

VII- Contribuição para o avanço do conhecimento na área;

VIII- Atendimento às normas de formatação deste Regimento;

IX- Contribuição para os ODS.

Art. 24 O resultado da avaliação (aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado) será comunicado aos autores mediante mensagem na plataforma Cogna.

 

CAPÍTULO VIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 25 A inscrição no Evento deverá ser feita exclusivamente pela plataforma Cogna, por onde serão feitos os contatos com os organizadores, e implica na aceitação de todos os termos deste Regimento Interno.

Art. 26 Nenhuma remuneração será devida pela organização do evento aos participantes e autores de resumos e banners.

Art. 27 O Certificado de Participação será disponibilizado na plataforma Cogna após a realização do evento, cabendo a cada participante acessar o sistema para sua emissão.

Art. 28 Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento.

Art. 29 Este Regimento entra em vigor na data de sua publicação nos canais oficiais do evento.

 

Comissão Organizadora

FEMINA VOX PANTANAL


A inscrição do evento é gratuita, não sendo cobrada nenhuma taxa de avaliação, participação e/ou publicação.

SOBRE A INSCRIÇÃO - ATENÇÃO:

PARA INICIAR A INSCRIÇÃO, É NECESSÁRIO SE CADASTRAR NESTA PLATAFORMA. Se tiver dúvidas para fazer o seu cadastro, acesse o tutorial    https://www.youtube.com/watch?v=bfSO47phdGY 

O campo “Consultor” destina-se exclusivamente à inscrição de mestres, doutores e pós-doutores interessados em atuar na avaliação dos resumos expandidos e banners. Requisito mínimo para ser avaliador: Título de Mestre.

Se você não tem título de Mestre ou Doutor, inscreva-se na modalidade OUVINTE.

Se sua intenção é apresentar um banner, preencha o campo “Trabalhos Acadêmicos” - destinado aos participantes que apresentarão banner presencialmente no pré evento, dia 15/03, das 13:30 às 17:30 horas, devendo levá-lo impresso às suas expensas com o suporte, no tamanho 0,90 cm de largura e 120 cm de altura (0,90 m X 1,20 m) 

Se você pretende encaminhar um resumo expandido, inscreva-se na modalidade OUVINTE. APÓS  você anexar o resumo expandido, a plataforma automaticamente o classificará como  autor de trabalho.

Os certificados estarão disponíveis para emissão na plataforma a partir do dia 31/03/2026. Quem quiser obter o certificado deverá acessar a plataforma e se logar para imprimi-lo gratuitamente.

Para auxiliar os participantes, seguem os tutoriais oficiais:

– Cadastro de conta no portal:  https://www.youtube.com/watch?v=bfSO47phdGY

– Emissão de certificados: https://youtu.be/_Q6fCZgtEt8

– Submissão de trabalhos passo a passo https://www.youtube.com/watch?v=ZI_18U83DoI


Regulamento do Evento

Ver Regulamento

Para se increver ou submeter trabalhos é preciso estar logado no sistema. Login

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Datas

Inscrições

02/02/2026 - 28/02/2026

Avaliação dos trabalhos

01/03/2026 - 10/03/2026

Aceite dos trabalhos

11/03/2026

Realização do Evento

15/03/2026 - 16/03/2026

Certificado

31/03/2026

Anais

31/03/2026