A geometria por estar presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas, estimulando a criança a observar, perceber semelhanças, diferenças e identificar regularidades. Por esses e outros motivos seu ensino é fundamental. Ao aprender geometria o sujeito passa a estabelecer relações entre os conceitos presentes em seu dia-a-dia e os conteúdos estudados, criando, dessa forma, uma base consolidada que proporcionará mais facilidade de aprendizagem dos próximos conteúdos. Além disso, “por meio dos conhecimentos geométricos o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive” (BRASIL, 1997, p. 39). Por isso, os professores dos anos iniciais devem trabalhar geometria de forma estruturada e o presente curso pretende apresente aos professores forma de abordagem que facilitem essa a interação: aluno-geometria-cotidiano.
Objetivo: Proporcionar aos professores dos anos iniciais referenciais teórico-práticos para o ensino de geometria.
EMENTA DO CURSO
• Explicar sobre os pressupostos teóricos que ancoram o ensino da geometria;
• Discutir sobre as seis fases descritas por Lee Shulman (1987);
• Conceitos fundamentais da geometria (ponto, segmento de reta, ângulo, face lado, aresta, vértice) por meio de materiais manipuláveis, dobraduras, planificações, recortes e montagens de sólidos.
• O uso do programa Scratch, para trabalhar o conteúdo de geometria voltada para as séries iniciais do ensino fundamental.
O curso terá duração de 20 horas e será realizado parte no laboratório de informática da escola e parte usando materiais manipuláveis.
Para se increver ou submeter trabalhos é preciso estar logado no sistema. Login
01/02/2023 - 01/02/2023
-
08/05/2023 - 10/05/2023
17/02/2023